sexta-feira, 25 de maio de 2012

Críticas

     Esse texto está um lixo. Muito obrigado! Não tem de quê.
     Críticas são melhores que elogios, e eu vou provar o porquê.
     Quero que me provem se eu estiver errado.
     Espero que a partir desse texto, você fique muito melhor ao ouvir algo de ruim, do que um elogio.

     Pra que as críticas servem? Mostrar pontos negativos? Tudo bem, de início vamos pegar essa resposta. Agora em cima disso eu pergunto, esse pontos são relativos? Claro, de acordo com a visão e conhecimento de cada um. Até agora nada de novo não é? Pois é, mas agora muda um pouco: Por que uma crítica é melhor que um elogio? Vou explicar.
     Em primeiro lugar, vou dizer onde isso é aplicável. Em que momentos se pode preferir a crítica ao elogio? Bom, para mim é todos. Mas principalmente na arte. Na bela arte, é o contexto mais aplicável. E com base nos exemplos da arte, da filosofia e do cotidiano, vou provar. (que enrolação né? Calma, vai chegar)
     Vamos pegar um exemplo, já com a arte inserida. Você faz o seu trabalho, e o apresenta. Por que digo que  é melhor ouvir "Não ficou bom" ou "precisa melhorar nesse aspecto" ? Por duas ( existem várias outras, vou citar duas aqui) razões.
     Primeira razão: Aperfeiçoamento. Claro o próprio nome já diz. O que adianta vários elogios, se não existe algo negativo que possa ser melhorado?! Seja na sua arte, seja em você mesmo, seja em tudo! Será mesmo que tudo em algo, ou em alguém está perfeito? Esse é o primeiro motivo de uma crítica ser melhor que um elogio, pois estes não acrescentam nada, a não ser seu ego, e entenda, alimentar seu ego não é uma coisa muito boa. Chamo a atenção para um fato: Elogios fazem com que sintamos que não precisamos de aperfeiçoamento, eles nos iludem, pois se forem verdadeiros, não precisam ser ditos, pois já são sabidos.
     Segunda razão (tiro o chapéu para essa daqui): INCÔMODO. Espera, aperfeiçoamento está legal, mas agora incômodo?! Pois bem, o que seria isso? Seria simplesmente uma das razões da inércia intelectual que muitas pessoas estão inseridas, o motivo de pessoas contentes com seus espíritos e descontentes com suas posses... Sim essa é a razão. Eu te digo, ninguém gosta de descobrir que está errado. Ninguém gosta de mudar o que pensa, pensar, fazer coisas, ter que fazer mais do que já faz. Ninguém gosta de se incomodar.
     As críticas são ferramentas de incomodação, a forma mais pura de mexer com esse ser espetacular que pode estar dentro de cada um de nós, e proponho algumas formas principais para essa incomodação acontecer, sendo ela realizada por nós mesmos, para atingir outras pessoas, ou para nos atingir:

  1. Indagações - Perguntas que tem como objetivo questionar o conhecimento ou as atitudes das pessoas, ainda não é uma crítica, mas possui a famosa ironia embutida.
  2. Críticas - Afirmações que provocam incomodação por etapas. Quando é realizada, mostra ou sugere certo erro da pessoa, o que faz com que a mesma caia em um conflito: Isso está certo, ou está errado?
  3. Ideologias - É simplesmente ser e pensar, em suma viver, isso causa incomodação pois você afirma seus ideais e isso incomoda os outros.
     Antes de prosseguir, não faço referência nesse texto sobre "cuidar da sua vida" ou "me deixem em paz, parem de falar nas minhas costas" e muito menos "as pessoas se incomodam comigo por que eu sou foda". Não é de meu interesse. Isso são idiotices humanas, se alguém entender o que quero dizer sobre Incomodação verá que não é esse o ponto, mas é claro que é relacionado, afinal tudo é.
     E o que venho dizer sobre a incomodação? Que o mais importante dela, é o seu próprio nome. Vamos dar um exemplo, uma pessoa se incomoda com uma obra de arte. Esse é o maior privilégio do artista, ele tem que ficar contente mesmo. Muitos pintores, cumpriam seus objetivos quando suas obras por exemplo, escandalizavam a sociedade. Isso significa que aquelas pessoas deram importância para  a obra, pois a mesma atingiu o ponto fraco humano.
     E o que é atingir isso? É chegar no lugar mais evitado por todos nós. Esse lugar, é onde estão as nossas maiores fraquezas, é o que tentamos chamar de lixo, é o preconceito, é a criança que morre de fome na África e também é as guerras que eclodem todo dia. É a razão desse ser humano que tanto ama, mas isola seu amor desse lugar, por que nós tememos esse lugar.
     A incomodação, é quando alguém, nos lembra vagamente, que este local existe e o que está preso aí, é aquele ser espetacular.

Arthur Gobbi de Lima

4 comentários:

  1. sei que vc estava esperando criticas... mas gostei paka desse texto!! Vc escreve muito bem e to falando sério!!

    ResponderExcluir
  2. não se preocupe o texto tem como objetivo mostrar como uma crítica deve ser valorizada mais que os elogios... Agora, não podemos esquecer de educação, e da consideração com as pessoas, que pelo menos te elogiam =). obrigado

    ResponderExcluir
  3. A crítica e a "incomodação" são partes do processo de socialização em si. No seu texto é perceptível que você tentou encaixar sua visão sobre essa problematização, num contexto atual e talvez até adentrando um pouco no mundo dos adolescentes, em frases como "parem de falar em minhas costas". De fato, as críticas sempre estiveram presentes em nossa sociedade e provavelmente, sem elas ainda seriamos nômades comendo barro. Se observarmos bem, a única coisa que nos motiva a melhorar um trabalho nosso é a crítica, seja a auto-crítica onde você mesmo busca os defeitos em suas atitudes ou trabalhos, ou na crítica alheia, vindo de pessoas que você admira ou não.
    De um jeito ou de outro, a crítica sempre estará presente em nossa vida e é inevitável que nós a aceitamos, afinal, todos se incomodam com frases como "Você fez isso errado", é impossível dizer que alguém simplesmente escute esta frase e não se ofenda, mesmo que não demonstre. A crítica faz parte de nosso amadurecimento.

    ResponderExcluir
  4. A crítica sim tem um grande papel no desenvolvimento humano, mas considero como um processo menos abrangente e mais individual. De modo que hoje ainda existem nômades comendo barro na África, por exemplo. Obrigado por comentar

    ResponderExcluir

Olá. Fique a vontade para comentar, com certeza seu comentário vai ser lido e respondido. " A vida não refletida, não vale a pena ser vivida".